Como fazer a CNH Digital no Poupatempo
Muito tem se falado sobre a CNH Digital (CNH-e), mas você sabe o que é necessário para ter acesso ao documento? Você sabe quem tem direito e quais são as regras para solicitar a Carteira de Motorista Digital? Essas e outras perguntas essenciais serão respondidas a partir de agora.
Nós preparamos um guia completo para você se orientar e saber o que precisa fazer para começar a usar este novo modelo de habilitação. Confira o artigo até o final e, caso fique com alguma dúvida, não deixe de fazer a sua pergunta na seção de comentários.
Como funciona a Habilitação Digital
Como o próprio nome sugere, a CNH-e é uma versão digital da Carteira de Motorista. Ela possui os mesmos dados e a mesma validade legal do modelo impresso fornecido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A diferença é que, com esta inovação, o motorista poderá ter a Habilitação no seu próprio smartphone.
Para ter acesso ao documento virtual, será necessário baixar o aplicativo desenvolvido pela empresa Serpro. Este sistema é o instrumento utilizado para fornecer as informações da CNH Digital quando ela for solicitada. Logo mais explicaremos como utilizar o app.
Quais são as vantagens da CNH-e
A principal vantagem é que não será mais preciso portar o documento quando você sair de casa. Como a Habilitação Digital tem os mesmos critérios jurídicos da versão impressa, basta o motorista apresentar o documento no aplicativo quando for solicitado por um agente de trânsito ou policial.
Além disso, através do app é possível consultar todas as informações referentes à CNH, como histórico de multas, pontuação, entre outros. O aplicativo também alerta o condutor sobre a aproximação do vencimento da Habilitação.
Para completar, através do app você também poderá enviar o arquivo da CNH quando o documento for solicitado por alguma empresa ou órgão. Será possível remeter o arquivo até para apps de mensagens, como WhatsApp.
Quem pode fazer a CNH Digital
A implantação da CNH Digital começou em 10 de outubro de 2017, no estado de Goiás. Por enquanto, apenas os motoristas goianos podem fazer a solicitação. No entanto, de acordo com o cronograma do Denatran, a Carteira de Habilitação Digital deve ser disponibilizada em São Paulo e em todo o Brasil a partir de 1º de fevereiro de 2018.
Além disso, somente os condutores que possuem a versão mais atual da CNH impressa poderão solicitar a Carteira de Motorista Digital. Isso acontece porque o documento atualizado é o que possui o QR Code em seu verso, e o QR Code é necessário para a operação do aplicativo. Veja na demonstração abaixo se a sua CNH possui este elemento.
Minha CNH é do modelo antigo. Posso fazer o modelo com o QR Code?
A atualização da Carteira de Motorista é gradual, ou seja, é feita somente quando data de vencimento se aproxima e o condutor pede a renovação. Não é possível solicitar a nova versão somente para ter acesso à CNH Digital.
No entanto, caso seja necessário alterar dados ou mudar a categoria, ou se você precisar fazer a segunda via, o novo documento será emitido com o QR Code no verso. Confira nos links abaixo, como solicitar a CNH no Poupatempo:
⇒ CNH Definitiva no Poupatempo
⇒ Renovação da CNH no Poupatempo
⇒ Transferência da CNH no Poupatempo
É preciso pagar para fazer a CNH Digital?
Por enquanto, o DETRAN-GO não está cobrando nada dos condutores. A partir de janeiro de 2018, contudo, o órgão passará a cobrar R$ 10. A taxa será facultativa, ou seja, cada departamento de trânsito estadual poderá cobrar ou não pelo serviço. O valor cobrado em São Paulo será definido pelo próprio DETRAN-SP, e pode haver variações de acordo com o estado.
Passo a passo para fazer a Habilitação Digital
Agora que você já sabe como funciona a CNH-e, a partir de agora nós vamos explicar o passo a passo para fazer o pedido do documento:
1ª Etapa – Cadastro no Denatran
Primeiro você precisa se cadastrar no site do Denatran. Veja como funciona:
1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran por este link;
2. No menu do usuário localizado à esquerda da página, clique em ‘Cadastro’;
3. Digite o seu CPF e aguarde o carregamento automático da página;
4. Em seguida, digite seus dados pessoais (nome, data de nascimento, e-mail, confirmação do e-mail, senha e confirmação da senha). Marque a caixa de texto da declaração, marque a caixa de texto do reCAPTCHA e clique no botão ‘Cadastrar’;
5. Você receberá um link no seu e-mail para ativar o cadastro.
6. Clique no link e ative a sua conta.
2ª Etapa – comparecer ao DETRAN/Poupatempo
Após ativar a conta, você deverá comparecer ao DETRAN. Caso haja atendimento do DETRAN no Poupatempo da sua cidade, você pode ir ao posto do programa.
Este procedimento é necessário para complementar os dados cadastrais para fazer a Habilitação Digital. Vale lembrar que, caso você tenha um certificado digital, é possível fazer toda a ativação da CNH-e pela internet. Contudo, o certificado digital é pago.
3ª etapa – ativação do aplicativo
Depois que você comparecer ao DETRAN para fornecer os dados complementares, o Denatran vai enviar um novo e-mail com um código para ativar o cadastro da CNH Digital. A ativação funciona da seguinte forma:
1. Acesse o portal de serviços do Denatran;
2. No menu do usuário, clique em ‘Login’;
3. Informe seu CPF e sua senha e marque a caixa do reCAPTCHA; ao finalizar, clique em ‘Entrar’;
4. Localize na parte esquerda da tela a seção da CNH Digital e clique em ‘Ativação’;
5. Agora clique no botão ‘Ativar Cadastro’. Você receberá um código para ativar o uso do aplicativo no seu celular;
6. Após fazer a ativação, será necessário criar uma senha de 4 dígitos para acessar o app quando for necessário.
Como ativar o app
O aplicativo oficial da Carteira de Motorista Digital é o da empresa Serpro, conforme você pode conferir na imagem abaixo:
Ele está disponível para as plataformas Android e iOS, e você pode conferir as informações sobre o app nesta página. Veja o tutorial para ativar o app da CNH Digital:
1. Após instalar o aplicativo, digite seu CPF e sua senha para fazer o login;
2. Em seguida, você deve digitar o código de ativação enviado ao seu e-mail pelo Denatran;
3. No passo seguinte, é preciso cadastrar a sua senha de 4 dígitos;
4. Após clicar em ‘Salvar’, você poderá visualizar a frente e o verso da CNH-e, bem como o QR Code.
Vou conseguir acessar a CNH Digital mesmo sem internet?
Sim. Apenas para fazer a ativação será preciso estar conectado. Posteriormente, o documento ficará disponível off-line no aplicativo para você acessar onde e quando quiser. Veja uma demonstração da Habilitação Digital no celular:
O que acontece se o celular for perdido ou roubado?
Para situações de perda ou roubo do celular, será necessário bloquear a Carteira de Motorista Digital. Se você tiver um certificado digital, será possível realizar o procedimento através do Portal de Serviços do Denatran. Caso contrário, você vai precisar se dirigir a um posto do Detran ou do Poupatempo para fazer o bloqueio.
Quando eu conseguir a CNH Digital não vou mais precisar da CNH impressa?
A CNH impressa sempre vai existir. Vale lembrar que o modelo digital é um complemento da Carteira de Motorista impressa. Além disso, a CNH-e é apenas opcional. Você pode fazer o pedido somente se desejar. Para todos os efeitos, a tradicional Carteira de Habilitação de papel será o documento principal do condutor.
Você acabou de conferir informações sobre a CNH Digital. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.